
1.O circuito mostrado na Fig.1 representa um PAL programada. As variáveis de entrada DCBA são iguais aos números de seu CPF, codificados em código BCD, onde D é o MSD e A é o LSD. Então determine as funções de saídas W, X, Y e Z e preencha a tabela de programação do PAL para cada entrada DCBA, do número mais significativo para o número menos significativo do CPF.
Solução

Fig.1

2. Um módulo(pente) de memória é composto de quatro de chips de memória iguais, conforme Fig.2, com cada chip tendo um pino de entrada de dados(D) e um pino de saída de dados(Q) individuais e separados. Considere que a capacidade do módulo é igual a C-Kx4-PalavrasXBits, onde C é igual ao segundo maior número do seu CPF ao quadrado. Então, determine:
(a) Capacidade do módulo em kilobits
(b) Capacidade de cada chip de memória em PalavrasXBits
(c) Quantidade de pinos de endereços do módulo de memória
(d) Quantidade de pinos de dados do módulo de memória
Solução

Fig.2
3. Supondo que a matriz PROM 16X9 palavrasXbits, na Fig.3, seja programada 'queimando' um elo de fusível para criar um 0, indique os elos de fusível a serem 'queimados' para programar a PROM. A entrada DCBA são iguais aos números do CPF, em BCD, e a saída Q8Q7Q6Q5Q4Q3Q2Q1Q0, em binário, deve ser igual a DCBA elevado ao quadrado(2). Para as entradas DCBA que não constam no CPF, a saída Q8Q7Q6Q5Q4Q3Q2Q1Q0, em binário, deve ser igual à soma dos dois números mais significativos do CPF. Indique célula de bit programada conforme mostrado.
Solução

Fig.3
4. Para o arranjo de memórias mostrado na Fig.4, Os bits das entradas de endereços A21A20A19A18A17A16A15A14A13A12A11A10A9A8A7A6A5A4A3A2A1A0 são iguais à representação BCD dos seis dígitos mais significativos do seu CPF(para CPF ímpar) e iguais à representação BCD dos seis dígitos menos significativos do seu CPF(para CPF par), do bit mais significativo para o bit menos significativo. Sabendo que o arranjo de memória está gravado conforme abaixo, diga qual o chip de memória RAM selecionado, o endereço inicial e final da RAM acessada e então determine os dados DI/O3DI/O2DI/O1DI/O0 presentes no barramento de dados, em binário.
RAM 4 gravado com a representação hexadecimal do dígito menos significativo do seu CPF
RAM 3 gravado com a representação hexadecimal do dígito mais significativo do seu CPF
RAM 2 gravado com a representação hexadecimal do maior dígito do seu CPF
RAM 1 gravado com a representação hexadecimal do menor dígito do seu CPF
Solução

Fig.4
Atualizada em
