Apresentação
ELET0078 - SISTEMAS DIGITAIS
Período 2015.2
Turma ER
PROGRAMA
1. PROFESSOR
Reginaldo Pereira Leal
Departamento de Engenharia Elétrica
Tel.#(81)3184-7555 e (81)3229-3310
e-mail:
2. OBJETIVOS DO CURSO
ELET0078 - SISTEMAS DIGITAIS é um curso de graduação sobre sistemas digitais síncronos. O curso se propõe a fornecer aos estudantes uma compreensão dos conceitos fundamentais de memórias semicondutoras, memórias de massa, dispositivos lógicos programáveis, máquinas de estados finitos, controladores, processadores, suas aplicações na análise e projeto de circuitos e sistemas, e as tecnologias envolvidas.
3. PRÉ-REQUISITOS
Os estudantes devem conhecer os principais circuitos e estruturas da eletrônica digital, os circuitos digitais síncronos e assíncronos, e princípios de lógica programável. A disciplina ELET0037 - Eletrônica Digital é o pré-requisito. Conhecimentos e experiência em montagem e testes de circuitos eletrônicos, e programação em PCs são desejáveis.
4. RECURSOS
O livro texto adotado será:
Tocci, R. J., Widmer, N. S., Moss, G.l., Sistemas Digitais: princípios e aplicações, 11ª Edição.
Pearson Education do Brasil Ltda, São Paulo, SP, 2011.
![]() |
Tocci, R. J., Widmer, N. S., Moss, G.l., Sistemas Digitais: princípios e aplicações, 11ª Edição. No Capítulo 8, o leitor entra em contato com o funcionamento interno de um CI. A essa altura, ele interpreta as características de entrada e saída de blocos lógicos e as ‘encaixa’ de modo adequado no sistema como um todo. |
A bibliografia suplementar será:
Vahid, F., Digital Design with RTL Design, VHDL, and Verilog, Second edition, John Wiley & Sons, Inc, New Jersey, USA, 2011.
Artigos técnicos(ver item 10 abaixo) serão utilizados para suplementar determinados tópicos. Alguns serão disponíveis na Internet e na homepage da disciplina.
Todo material e notas apresentadas nas aulas expositivas serão divulgadas na página da disciplina, na Internet.
É desejável que o aluno tenha algum nível de acesso à Internet, basicamente , a WEB e e-mail, e domine as técnicas e ferramentas dessas aplicações.
A página da disciplina, na Internet, está nas URLs abaixo e será usada para tutoriais sobre assuntos da disciplina.
http://eletronicadigital.webege.com/
http://www.eletronicadigital.xpg.com.br/
http://www.facebook.com/pages/Eletronica-Digital-Sistemas-Digitais/114212052099205
A disciplina contará com a conta Digital&Sistemas, no Twitter, para avisos, comunicados, discussão de assuntos da disciplina, matérias de interesse da turma e tópicos técnicos relacionados com Sistemas Digitais. Todos os alunos devem seguir a conta Digital&Sistemas da cadeira.
No Twitter, siga o username da disciplina abaixo:
5. AVALIAÇÃO
Primeiro Exercício Escolar |
Segundo Exercício Escolar |
Prova Final |
Prova: 50% Projeto I: 50% |
Prova: 50% Projeto II: 50% |
100% |
6. ATIVIDADES DO CURSO
Listas de exercícios serão de problemas e questões da bibliografia adotada, para resolver em sala ou em casa, com consulta e trabalho de equipe. A entrega deve ser individual ou em grupo, conforme o caso, nas datas estabelecidas.
Provas serão individuais, realizadas nas datas programadas, sem consulta. A primeira prova será sobre a primeira parte dos assuntos(50%) e a segunda abrangerá os 50% restantes dos assuntos . O exame final contemplará todos os assuntos vistos durante o curso.
Projetos, trabalhos e listas de exercícios devem ser em equipes com até quatro participantes e serão montagens de circuitos para implementar a solução prática de problemas, questões e simulações de operação de sistemas e circuitos especificados.
Todos os trabalhos, listas de exercícios, projetos e tarefas devem ser entregues, através de e-mail, como arquivos digitalizados. Não serão aceitos trabalhos manuscritos, em mídia magnética ou CD-ROM, e impressos. Na apresentação, na sala de aula, deve ser apresentada uma cópia impressa. Os trabalhos, listas de exercícios e projetos devem ser enviados para o endereço eletrônico abaixo:
7. REGRAS DE CONVIVÊNCIA
Espera-se a adesão dos alunos a todas as atividades do curso. Serão enfatizadas as atividades práticas em laboratórioe, trabalhos em equipes, e a utilização da Internet para pesquisa e tutoriais sobre a matéria.
As atividades e trabalhos, individuais e em equipes, devem ser originais e únicos.
8. CASOS ESPECIAIS
Alunos com situações especiais ou particulares devem procurar a Coordenação do curso ou a Escolaridade.
As faltas das aulas e outras atividades do curso devem ser justificadas e quaisquer abonos de faltas devem ser encaminhados, pelo aluno, junto ao setor competente da Escolaridade e Coordenação do curso. Não serão aceitas quaisquer justificativas para abonos da faltas, além das especificadas no regulamento da Escola sobre o assunto.
As faltas e ausências das provas e exames devem ser justificadas na Escolaridade que autorizará a segunda chamada. Não serão feitas segundas chamadas sem autorização da Escolaridade.
Após a realização, as provas e exames ficarão com os alunos para proceder a auto-correção, utilizando as soluções e respostas publicadas na homepage da disciplina.
As correções de provas e exames individuais serão enviadas para o endereço eletronico(e-mail) do aluno para verificação e eventuais revisões.
9. AULAS ESPECIAIS
Alguns tópicos e assuntos serão abordados em filmes e palestras a serem programadas.
10. ARTIGOS TÉCNICOS
Serão apresentados durante o semestre, no decorrer do curso.
![]() |
Sistemas Digitais - Princípios e Aplicações 8ed - Ronald J.Tocci, Neal S.Widmer, Gregory L. Moss. PRENTICE HALL BRASIL;ISBN: 8587918206 Esta é a oitava edição do livro texto do curso. É a tradução disponível nas livrarias correspondente à oitava edição em inglês, porém sem algumas atualizações introduzidas na décima edição americana. Tocci usa diagramas de blocos para abordar as operações lógicas básicas, assim o aluno terá uma sólida compreensão dos princípios lógicos antes de estudar as características eletrônicas dos CIs lógicos. Para cada novo dispositivo ou circuito, o autor descreve os princípios de operação, através de exemplos, e então mostra suas aplicações práticas.Nesta nona edição aumentou a quantidade e qualidade dos exemplos, questões de revisão para cada seção, e problemas no fim de capítulos, alguns com respostas. A lógica CMOS é enfatizada devido a sua evolução como a principal tecnologia de CIs em aplicações com integração em pequena e média escalas. Recomendamos a aquisição desta edição em inglês. |
![]() |
Digital Design with RTL Design, VHDL, and Verilog - Vahid, F., Second edition, John Wiley & Sons, Inc, New Jersey, USA, 2011. A segunda edição enfatiza a aplicação de RTL em projetos de circuitos e sistemas digitais, iniciado com transistor e portas, trabalhando passo a passo para obter componentes complexos. Para apresentar e explicar novos conceitos, são empregados exemplos básicos, para ilustrar e ensinar a importancia imediata dos novos conceitos são utilizados exemplos de aplicações em equipamentos e dispositivos. O desenvolvimento do projeto básico separado da fase de otimização permite e facilita a compreensão mais sólida do projeto básico. A organização dos assuntos permite a antecipação ou postergação da apresentação dos tópicos sobre métodos de otimização ou de HDLs, e habilita a escolha de VHDL, Verilog ou SystemC. Um completa descrição de matrizes de portas programáveis em campo (FPGAs) é fornecida, desde os conceitos básicos até estruturas complexas O livro tem o suporte de uma página na WEB que oferece material de suporte, incluindo apresentações, e ferramentas on-line iterativas para ilustrar os conceitos principais. A página na WEB está em http://www.wiley.com/college/vahid. |
|
Atualizada em