

Os valores da tensão resultante de saída VOUT do amplificador dependem principalmente de dois fatores:
(1) a precisão dos resistores de entrada e realimentação(feedback) e
(2) a precisão dos níveis de tensão de entrada

A Fig.5 mostra um esquema básico para gerar uma saída analógica proporcional a uma entrada binária. O circuito mostrado é um DAC de quatro bits usando resistores ponderados binariamente. O circuito usa quatro ramos de corrente paralela, cada um controlado por uma chave semicondutora, como portas de transmissão CMOS.

O estado de cada switch é controlado por níveis lógicos nas entradas binárias. A corrente através de cada ramo é determinada por uma tensão de referência precisa, VREF, e um resistor de precisão no caminho. Os resistores são ponderados de forma binária para que as várias correntes sejam ponderadas de forma binária, e a corrente total, IOUT, será a soma das correntes individuais. O caminho MSB tem o menor resistor, R; o próximo caminho tem um resistor do dobro do valor; e assim por diante.
A corrente de saída pode fluir através de uma carga RL que é muito menor que R, de modo que não tem efeito sobre o valor da corrente. Idealmente, RL deve ser um curto para o terra.
Para que o IOUT seja precisa, o RL deve ser um curto para a terra(GND). Uma maneira comum de conseguir isso é usar um amplificador operacional como um conversor de corrente para tensão, como mostrado na Fig.6.

A corrente IOUT do DAC está conectada à entrada inversora “-” do amplificador operacional, que está praticamente na terra(GND). O feedback negativo op-amp força uma corrente igual a IOUT a fluir através de RF para produzir VOUT = -IOUT X RF. Assim, VOUT será uma tensão analógica que é proporcional à entrada binária do DAC. Esta saída analógica pode acionar uma ampla gama de cargas sem ser carregada.
VOUT = - IOUT X RF
Circuito DAC com Rede R/2R
DAC com resistores ponderados para produzir o peso apropriado de cada bit tem algumas limitações práticas. O maior problema é a grande diferença nos valores dos resistores entre o LSB e o MSB, sobretudo em DACs de alta resolução (ou seja, muitos bits).
Se o resistor MSB for de 1 kOhm em um DAC de 12 bits, o resistor LSB vai superar 2 MOhm. Um dos circuitos DAC mais amplamente usados que preenche esse requisito é a rede R/2R, com valores de resistência entre 2 e 1.

Dois valores diferentes de resistores são usados, R e 2R. A corrente IOUT dependeda posição das quatro chaves, e as entradas binárias B3B2B1B0 controlam os estados ON e OFF das chaves.
VOUT = -(VREF /16) X B
Onde B é o valor da entrada binária, que pode variar de 0000 (0) a 1111 (15).
| Questões para Revisão Resolva on-line o teste sobre microprogramação. |
Atualizada em
