A natureza analógica de grandezas físicas naturais requer tempo para processar sinais digitais.
Os passos a serem seguidos são os seguintes:
1. Converter a variável física em um sinal elétrico analógico.
2. Converter as entradas elétricas analógicas do mundo real no formato digital.
3. Realizar o processamento(operação) da informação digital.
4. Converter as saídas digitais de volta ao formato analógico(formato do mundo real).
1.Transdutor
A variável física é normalmente uma quantidade não elétrica. Um transdutor é um dispositivo que converte a variável física em uma variável elétrica.
A saída elétrica do transdutor é uma corrente ou tensão analógica que é proporcional à variável física que ele está monitorando.
2.Conversor analógico para digital (ADC)
A saída analógica elétrica do transdutor serve como entrada analógica para o conversor analógico-digital (ADC).
O ADC converte essa entrada analógica em uma saída digital.
Esta saída digital consiste em um número de bits que representam o valor da entrada analógica.
3.Computador
A representação digital da variável de processo é transmitida do ADC para o processador digital, que armazena o valor digital e o processa de acordo com um programa de instruções que está executando.
4.Conversor digital para analógico (DAC)
Esta saída digital do computador é conectada a um conversor digital para analógico (DAC), que a converte em uma tensão ou corrente analógica proporcional.
5.Atuador
O sinal analógico do DAC é frequentemente conectado a algum dispositivo ou circuito que serve como um atuador para controlar a variável física.
A conversão D/A é o processo de pegar um valor representado em código digital (como binário puro ou BCD) e convertê-lo em uma tensão ou corrente proporcional ao valor digital.
Conversor D/A típico de quatro bits
Observe que há uma entrada para uma referência de tensão, Vref. Esta entrada é usada para determinar a saída em escala real ou o valor máximo(fundo de escala) que o conversor D/A pode produzir.
Para cada número de entrada, a tensão de saída do conversor D/A é um valor único. Neste caso, a tensão de saída analógica VOUT é igual em volts ao número binário.
Saída analógica = K X Entrada digital
K é o fator de proporcionalidade e é um valor constante para um determinado DAC conectado a uma tensão de referência fixa.
A saída analógica pode, é claro, ser uma tensão ou uma corrente. Quando é uma tensão, K estará em unidades de tensão, e quando a saída é uma corrente, K estará em unidades de corrente.
Para o DAC da Fig.3, K = 1V, para um entrada digital igual a 1100 (12, na base 10), VOUT = (1V) X 12 = 12V
Saída Analógica
A saída de um DAC não é tecnicamente uma quantidade analógica porque pode assumir apenas valores específicos, como os 16 níveis de tensão possíveis para VOUT na Fig.3, desde que o Vref seja constante. Assim, nesse sentido, na verdade é digital(discreta).
O número de diferentes valores de saída possíveis pode ser aumentado e a diferença entre valores sucessivos diminuiu aumentando o número de bits de entrada. Isso nos permitirá produzir uma saída que é cada vez mais parecida com uma quantidade analógica que varia continuamente em uma faixa de valores.
Pesos de Entrada
Para o DAC da Fig.3, observe que cada entrada digital contribui com uma quantidade diferente para a saída analógica. Isso é facilmente visto se examinarmos os casos em que apenas uma entrada é ALTA (Fig.4). As contribuições de cada entrada digital são ponderadas de acordo com sua posição no número binário.
Entrada A, que é o LSB, tem um peso de 1 V; B tem um peso de 2 V; C tem um peso de 4 V; e D, o MSB, tem o maior peso, 8 V. Os pesos são duplicados sucessivamente para cada bit, começando com o LSB.
Assim, podemos considerar o VOUT como a soma ponderada das entradas digitais.
Resolução (Tamanho do Degrau)
A resolução (tamanho do degrau) de um conversor D/A é definida como a menor mudança que pode ocorrer na saída analógica como resultado de uma mudança na entrada digital.
A resolução é sempre igual ao peso do LSB e também é referida como o tamanho do degrau porque é a quantidade que o VOUT mudará à medida que o valor de entrada digital for alterado de um degrau para o outro.
A a forma de onda da saída tem 16 níveis correspondentes aos 16 estados de entrada, mas há apenas 15 degraus ou saltos entre o nível 0V e o fundo de escala 15V. Em geral, para um DAC de N bits, o número de níveis diferentes será de 2N e o número de degraus será de 2N- 1.
A resolução (tamanho do degrau) é a mesma que o fator de proporcionalidade na relação entrada/saída do DAC:
Saída analógica = K X Entrada digital
A entrada digital é igual ao número de degraus, K é a quantidade de tensão (ou corrente) por degrau e a saída analógica é o produto dos dois.
Resolução = K = [AFS / (2N- 1)]
Onde AFS é o fundo de escala da saída analógica e N é o número de bits.
Resolução Percentual
Embora a resolução possa ser expressa como a quantidade de tensão ou corrente por degrau, também é útil expressá-la como uma porcentagem do fundo de escala da saída analógica.
Resolução % = (Tamanho do degrau / Fundo de Escala - F.S.)X100%
Resolução % = (1/ Número Total de Degraus)X100%
Para um código de entrada binário de N-bits, o número total de degraus é (2N- 1).
Resolução % = [1/ (2N- 1)]X100%
A resolução percentual se torna menor à medida que o número de bits de entrada é aumentado.
Isso significa que é apenas o número de bits que determina a resolução percentual. Aumentar o número de bits aumenta o número de defraus para alcançar o fundo de escala, de modo que cada degrau seja uma parte menor da tensão do fundo de escala.
A maioria dos fabricantes de DAC especifica a resolução como o número de bits. O custo dos DACs aumenta com o número de bits.
DACs Bipolares
Muitos DACs também podem produzir tensões negativas fazendo pequenas alterações nos circuitos analógicos na saída do DAC. Neste caso, o intervalo de entradas binárias (por exemplo, 00000000 a 11111111) abrange um intervalo de -Vref a aproximadamente +Vref.
O valor digital da entrada 10000000 corresponde a 0V. A saída do sistema digital em complemento-de-2 pode acionar esse tipo de DAC invertendo o MSB, que converte os números binários com sinal para os valores adequados para o DAC.
![]() |
Questões para Revisão Resolva on-line o teste sobre microprogramação. |
Atualizada em