Circuitos Seqüênciais

 

 

Circuitos Combinacionais são circuitos lógicos em que todas as entradas de portas são supridas por fontes externas, sem realimentação.

Circuitos Seqüênciais são circuitos cujas saídas presentes dependem da seqüência de valores lógicos na entrada que conduzem até o presente e não somente dos valores de entradas atuais.

Os circuitos seqüênciais podem ser classificados como síncronos ou assíncronos.

Nos circuitos seqüênciais síncronos, as entradas e saídas são consideradas em instantes discretos que são definidos por um sinal de sincronização denominado relógio(clock).

Nos circuitos seqüênciais assíncronos, os sinais de entrada e saída são considerados em qualquer instante de tempo pois a variável tempo não é discreta e sim contínua.Os circuitos assíncronos são mais difíceis de descrever, analisar e projetar que os circuitos síncronos.Como a maioria das aplicações atuais são síncronas, não estudaremos os circuitos assíncronos. Para estudar os sistemas seqüênciais assíncronos, visite a página abaixo.

 

 

Estados

 

 

Um circuito seqüêncial deve ser capaz de expressar a influência de todas as entradas passadas sobre as saídas atuais e futuras.
Em um sistema seqüêncial, geralmente, nem toda história passada é relevante, nem todos os estados através dos quais o sistema progride são diferentes uns dos outros e o número total de estados é bastante limitado.Os valôres das seqüencias de entrada podem ser agrupados em um número finito de classes de modo que todas as entradas que têm o mesmo efeito sobre a saída são incluídas na mesma classe. A classe é mantida em uma variável auxiliar chamada Estado que é uma função do tempo.Como o número de Estados é finito, os circuitos síncronos são chamados de Sistemas de Estados Finitos ou Máquinas de Estados Finitos(Finite States Machines - FSM)

 

 

Estado: cada estágio através do qual um circuito seqüêncial avança.Um estado é distinguido de um outro por sua recordação armazenada.

 

 

Contadores Como Sistemas Seqüênciais

 

 

Contador Síncrono Módulo-4
Um contador síncrono módulo 4 tem quatro itens a lembrar.

 

 

Diagrama de Fluxo(Fluxograma)

Diagrama de Estados

fig1
fig2
Fig.1
Fig.2

 

 

Saídas do Contador:  Z 1Z0 = 00 --> 01 --> 10 --> 11

As setas indicam a seqüência que o sistema deve seguir.Cada círculo representa um estado que são designados por uma letra (A, B, C , D).

 

 

Atribuições de Estado Diagrama de Estados
fig4
fig3Fig.4
Fig.3
O diagrama de estados com as Atribuições de Estado é feito se associando a cada estado (A , B, C, D) os estados dos flip-flops (Q1Q0) 00 , 01, 10, 11.
As saídas Z1Z 0 podem ser tomadas diretamente dos terminais Q 1Q0. Não é preciso decodificador para gerar os níveis lógicos Z1Z 0 das saídas.
Diferentes atribuições de estados num sistema seqüêncial conduzem a diferentes circuitos lógicos, alguns melhores que outros(mais simples e mais econômicos)

 

 

Tabela de Estadosfig5

Tabela de Transiçãofig6
Fig.5
Fig.6

 

 

A tabela de transição é a tabela de estados com as atribuições de estado.Empregando flip-flops tipo D no projeto do contador, temos:

 

 

Mapa K para D0
Mapa K para D1
fig8
fig7
Fig.7
Fig.8

Equações de Excitação:
fig19
fig20



Diagrama Lógico do Contador
fig9
Fig.9

 

 

Diagrama com Memória e Lógica

 

 

fig10
Fig.10

 

 

O estado presente Q1Q 0 é apresentado à lógica e gera as saídas Z1 e Z0 correspondentes aquele estado.
A lógica também produz o estado seguinte do sistema.
Os níveis lógicos das entradas D 1 e D0 atualizam a memória do sistema.

 

 

Procedimentos de Projeto de Circuitos Sequênciais

 

 

Etapa 1

A partir do diagrama de fluxo definir a seqüência de operações, a história passada relevante e que deve ser lembrada.Substituir o fluxograma por um "diagrama de estados da memória".


Etapa 2

Determinar o número de flip-flops a partir do número de estados. Uma atribuição de estado deve ser feita, associando cada estado do diagrama de estados a um estado do flip-flop.


Etapa 3
Fazer uma tabela de transição.Escolher o tipo de flip-flop.Deduzir as equações de excitação de terminais de entrada de dados dos flip-flops a partir da tabela de estados.Quando as equações forem mais numerosas, elas serão também mais simples.
Desenhar o circuito.

 

 

Contador Síncrono Módulo-4 Incrementador-Decrementador
Terminal de Controle M - controle do modo de entrada.
M=1 incrementa; M=0 decrementa.

 

 

Fluxograma
fig11 Retângulos - estados de lembrança e as correspondentes saídas requeridas.

Losangos de Decisão - descrevem como o sistema responde ao nível lógico do controle M de entrada.

O sistema gasta um ciclo de relógio em cada estado(retângulo) e não gasta tempo nenhum nos losangos.

Diagrama de Estados

fig12
Fig.11
Fig.12

 

 

Fluxograma com Atribuição de Estado

Tabela de Estados

fig14 fig13
Fig.13

Tabela de Atribuição de Estados(Tabela de Transição)

fig15
Fig.14
O estado seguinte depende não-somente do estado atual especificado pelas variáveis Q1 e Q0, mas também da entrada de controle M.
Fig.15

 

 

Mapas K
fig16
Fig.16
fig17
Fig.17

Equações de Entrada dos Elementos de Memória (Equações de Excitação)
fig21
fig20
Z1=Q 1
Z0=Q 0

 

 

Diagrama Lógico do Contador Incrementador-Decrementador

 

 

fig18
Fig.18

 

 

 

 

books

Questões para Revisão
Resolva on-line um teste de revisão sobre máquinas de estados finitos(FSMs)

 

 

 

 

Atualizada em 26/12/23

mac logo

Free Web Hosting