Aplicações de  Memórias ROM

 

 

Tradicionalmente as ROMs são empregadas como memórias de armazenamento de e dados de sistemas de computadores. O desenvolvimento de ROMs, PLAs e PALs proporciona uma substituição de circuitos combinacionais e seqüênciais complexos, reduzindo o tamanho dos circuitos, consumo de energia, e preços.

 

 

As técnicas relacionadas com a implementação de circuitos empregando ROMs e PLDs, têm como primeira etapa no processo de projeto, a elaboração de tabela verdade onde as variáveis de entradas são os bits de endereços da memória e as funções de saída estão  presentes nos terminais de dados da memória.

 

 

Entradas
Saídas
Endereços
Dados
XnXn-1Xn-2...Xk...X2X1X0
f1, f2, f3, ..., fk, ...fn-2, fn-1, fn
0 0 0...0...0 0 0
0, 0, 0, ..., 0, ..., 1, 1, 1
0 0 0...0...0 0 1
1, 1, 1, ..., 0, ..., 0, 0, 1
0 0 0...0...0 1 0
1, 0, 1, ..., 1, ..., 1, 1, 1
...
...
1 1 1...1...1 1 1 
1, 1, 1, ..., 1, ..., 1, 1, 0
Fig.1

 

 

O número de variáveis de entrada(endereços) e funções de saída(dados) é apenas limitado pelas características específicas da ROM. As respostas são obtidas sem a necessidade de se preocupar com os resultados intermediários.

 

 

Firmware
Firmware são dados e códigos de programas  que devem ser disponíveis ao se ligar sistemas de microprocessadores. Equipamentos como automóveis, VCRs, CD players, e outros empregam firmware em memórias ROM.


Memória de Bootstrap
Programas de bootstrap são pequenos programas armazenados em ROM que são executados ao ligar o microcomputador e se encarregam de carregar o sistema operacional. Este programa inicializa a CPU  e o hardware.


Tabela de Dados
As memórias tipo ROM podem  armazenar tabelas de dados que não mudam. Como exemplo, a ROM MM4220BM, que armazena as funções seno de 0 a 900. A memória é organizada em 128 palavras de 8-bits cada, as entradas de endereços representam os angulos em incrementos de 0,70.


Conversores de Dados
As memórias ROMs são programadas de modo que a aplicação de um endereço particular (código de entrada) produz dados na saída que representam  o equivalente a um novo código.


Gerador de Funções
Como gerador de funções analógicas,  a memória ROM é empregada junto com um chip  Conversor Digital/Analógico(DAC) e um Contador(Counter), conforme mostrado abaixo.

 

 

fig2a
Fig.2

 

 

A ROM armazena 256 valores de 8-bits, cada um correspondendo a um ponto da forma-de-onda. Quando o contador varre um ciclo de contagem (256 endereços diferentes), as saídas da ROM produzem 256 pontos de saída para o DAC. A saída do DAC é uma forma-de-onda em passos de 256 valores.
O filtro passa-baixas retira as imperfeições da forma-de-onda, isto é, suaviza a saída do DAC.

 

 

 

books Questões para Revisão
Resolva on-line um teste de revisão sobre aplicações de memórias ROM. 

 

 

 

 

 

Atualizada em 13/12/23

mac logo

Free Web Hosting