Entradas | |
O número de variáveis de entrada(endereços) e funções de saída(dados) é apenas limitado pelas características específicas da ROM. As respostas são obtidas sem a necessidade de se preocupar com os resultados intermediários.
Firmware
Firmware são dados e códigos de programas que devem ser disponíveis ao se ligar sistemas de microprocessadores. Equipamentos como automóveis, VCRs, CD players, e outros empregam firmware em memórias ROM.
Memória de Bootstrap
Programas de bootstrap são pequenos programas armazenados em ROM que são executados ao ligar o microcomputador e se encarregam de carregar o sistema operacional. Este programa inicializa a CPU e o hardware.
Tabela de Dados
As memórias tipo ROM podem armazenar tabelas de dados que não mudam. Como exemplo, a ROM MM4220BM, que armazena as funções seno de 0 a 900. A memória é organizada em 128 palavras de 8-bits cada, as entradas de endereços representam os angulos em incrementos de 0,70.
Conversores de Dados
As memórias ROMs são programadas de modo que a aplicação de um endereço particular (código de entrada) produz dados na saída que representam o equivalente a um novo código.
Gerador de Funções
Como gerador de funções analógicas, a memória ROM é empregada junto com um chip Conversor Digital/Analógico(DAC) e um Contador(Counter), conforme mostrado abaixo.
![]() |
![]() |
Questões para Revisão Resolva on-line um teste de revisão sobre aplicações de memórias ROM. |
Atualizada em