Provas Exercícios Programação Página Principal barra_de_navegacao principal programacao proxima anterior exercicios projetos provas notas

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

 

ELET0037 - ELETRÔNICA DIGITAL
Período 2024.2
Turma WZ

 

 

PROGRAMA

 

 

1. PROFESSOR
Reginaldo Pereira Leal
Departamento de Engenharia Elétrica
Tel.#(81)3184-7555

 

 

mail e-mail:

mcenter rpl@poli.br

mail reginaldoleal@aim.com

 

 

2. OBJETIVOS DO CURSO
ELET0037 - ELETRÔNICA DIGITAL é um curso de graduação sobre as técnicas e tecnologias da eletrônica digital. O curso se propõe a fornecer aos estudantes uma compreensão dos conceitos fundamentais da eletrônica digital, as tecnologias envolvidas e suas aplicações,  nas  análises e projetos de circuitos e sistemas digitais.

 

 

3. PRÉ-REQUISITOS
Os estudantes devem conhecer os principais dispositivos semicondutores, características de circuitos integrados(CIs) básicos e princípios de Lógica. A disciplina ELET0033 - ELETRONICA 1 é o pré-requisito. Conhecimentos e experiência em montagem e teste de circuitos eletrônicos, e aplicativos de projetos e simulação de circuitos digitais são desejáveis.

 

 

4. BIBLIOGRAFIA
O livro texto adotado será:

 

 

tocci

Tocci, R. J., Widmer, N. S., Moss, G.l., Sistemas Digitais: princípios e aplicações, 12ª Edição.Pearson Education do Brasil Ltda, São Paulo, SP, 2018.

Esta edição conserva todos os recursos que tornaram as edições anteriores tão aceitas. Este livro ensina os princípios e tecnologias dos sistemas digitais modernos e contempla os métodos tradicionais e modernos de aplicar técnicas de projeto e desenvolvimento digitais.

A fim de consolidar conceitos como entradas e saídas digitais, operação física dos dispositivos e limitações práticas, o livro emprega os tradicionais circuitos integrados SSI e MSI.

O tratamento de cada novo tópico ou dispositivo segue, em geral, os seguintes passos: o princípio do funcionamento é apresentado; exemplos e aplicações explicados detalhadamente também, muitas vezes usando CIs SSI e MSI comerciais; breves questões para revisão são formuladas ao final da seção e, por fim, há uma lista de problemas no final do capítulo.

 

 

vahid Digital Design with RTL Design, VHDL, and Verilog - Vahid, F., Second edition, John Wiley & Sons, Inc, New Jersey, USA, 2011.

A segunda edição enfatiza a aplicação de RTL em projetos de circuitos e sistemas digitais, iniciado com transistor e portas, trabalhando passo a passo para obter componentes complexos. Para apresentar e explicar novos conceitos, são empregados exemplos básicos, para ilustrar e ensinar a importancia imediata dos novos conceitos são utilizados exemplos de aplicações em equipamentos e dispositivos. O desenvolvimento do projeto básico separado da fase de otimização permite e facilita a compreensão mais sólida do projeto básico.
A organização dos assuntos permite a antecipação ou postergação da apresentação dos tópicos sobre métodos de otimização ou de HDLs, e habilita a escolha de VHDL, Verilog ou SystemC.
Um completa descrição de matrizes de portas programáveis em campo (FPGAs) é fornecida, desde os conceitos básicos até estruturas complexas
O livro tem o suporte de uma página na WEB que oferece material de suporte, incluindo apresentações, e ferramentas on-line iterativas para ilustrar os conceitos principais. A página na WEB está em Vahid:
Digital Design with RTL Design, Verilog and VHDL , 2nd Edition
.

 

 

tocci
Digital Fundamentals - 11ed - Thomas L. Floyd. PEARSON EDUCATION, INC.; ISBN:
0132737965

Digital Fundamentals, Eleventh Edition, oferece fortes fundamentos no núcleo fundamental da tecnologia digital, apresentando os conceitos básicos reforçados por ilustrações, exemplos, exercícios e aplicações. A cobertura de tópicos chaves foi revisada, com a eliminação de dispositivos obsoletos. O livro mostra como várias funções lógicas pedem ser implementadas com dispositivos ou com programas em VHDL, para implementar com PLDs. Os métodos de Quine-McClusky e Expresso, para simplificar funções lógicas, são apresentados e discutidos. Form introduzidos os assuntos de máquinas de estados finitos tipos Moore e Mealy, juntamente com uma discussão sobre hierarquia das memórias. Novo material sobre transmissão de dados e barramentos foi acrescentado nessa edição. Vários exemplos e desafios de aplicações práticas dos conceitos são utilizados, junto com arquivos de circuitos para simulação no aplicativo Multisim. Recomendamos a aquisição desta edição em inglês.

 

 

mano
Mano, M. M., Kime, C. R., Martin, T., Logic and Computer Design Fundamentals, Fifth Edition, Pearson Higher Education, Inc., New Jersey, USA, 2016.

Logic and Computer Design Fundamentals principal objetivo
é ser uma referência no aprendizado de projetos lógicos, projetos de sistemas digitais, e projeto de computadores para estudantes de engenharia e informática. O texto oferece uma combinação projeto lógico e princípios de projeto de computadores com ênfase em hardware. O livro reflete as mudanças na tecnologia e práticas de projeto que requerem dos projetistas de sistemas computacionais trabalharem com altos níveis de abstrações e grandes complexidades. Assim, foram incluídos materiais sobre as camadas de abstrações em sistemas computacionais e o papel correspondene no projeto digital assim como uma visão geral do processo de projeto digital. O livro introduz a linguagem de descrição de hardware(HDL) e as descrições HDL dos circuitos são apresentadas ao mesmo tempo que os diagramas lógicos e e diagramas de estados.

 

 

Bibliografia complementar:

 

 

databok Texas Instruments Incorporated, Digital Logic Pocket Datas Book, Dallas, Texas, USA, 2007.
   
capuano CAPUANO, F. GABRIEL; SISTEMAS DIGITAIS: CIRCUITOS COMBINACIONAIS E SEQUENCIAIS, EDITORA ÉRICA, 1ª edição, São Paulo, 2018.
   
tocci TOCCI, RONALD J, NEAL, S. WIDMER, GREGORY, L. MOSS; STUDENT LAB MANUAL: A DESIGN APPROACH FOR DIGITAL SYSTEMS: PRINCIPLES AND APPLICATIONS, PEARSON EDUCATION, INC, 11 edition, New Jersey, USA, 2010.
   
capuano CAPUANO, F. GABRIEL;ELEMENTOS DE ELETRÔNICA DIGITAL, EDITORA ÉRICA, 41ª edição, São Paulo, 2018.

 

 

5. RECURSOS
É  desejável que o aluno tenha algum nível de acesso à Internet, e domine as técnicas e ferramentas da WWW.

A página da disciplina, na Internet, está nas URLs abaixo e será usada para tutoriais, informações e atividades da disciplina.

 

 

logohttp://eletronicadigital.6te.net/



logohttps://polivirtual.eng.br/ava/course/view.php?id=686

facebookhttp://www.facebook.com/SistemaseDigital/

 

 

A disciplina contará com a conta @Digital&Sistemas, no Twitter, para avisos, comunicados, discussão de assuntos da disciplina, matérias de interesse da turma e tópicos técnicos relacionados com Eletrônica Digital.

No X, siga o username da disciplina abaixo:

 

 

twitter@digitalsistema

 

 

6. ATIVIDADES DO CURSO
Todo material e notas apresentadas nas aulas expositivas síncronas e assíncronas serão colocadas na página da disciplina, na Internet.

 

 

Listas de exercícios serão de problemas e questões da bibliografia adotada, para resolver em aulas síncronas ou em atividades assíncronas, com consulta e trabalho de equipe. A entrega deve ser individual ou em grupo, conforme o caso, nas datas estabelecidas.

 

 

Provas serão individuais, realizadas nas datas programadas. A primeira prova  será sobre a primeira parte dos assuntos(50%) e a segunda abrangerá os 50% restantes dos assuntos. O exame final e a prova da segunda chamada contemplarão todos os assuntos vistos durante o curso.

 

 

Projetos, trabalhos e listas de exercícios devem ser realizados individualmente ou em equipes, e serão projetos, simulações e montagens de circuitos para implementar a solução prática de problemas, questões e modelamentos de operação de sistemas e circuitos digitais especificados.

 

 

Todos os trabalhos, listas de exercícios, projetos, simulações, provas e tarefas devem ser entregues, como arquivos digitalizados, utilizando aplicativos específicos e dedicados. Não serão aceitos trabalhos manuscritos, fotos, em mídia magnética ou CD-ROM, e impressos.

 

 

Os trabalhos, listas de exercícios, projetos e provas devem ser enviados e depositados nas áreas designadas do AVA, obedecendo as datas e horários estabelecidos. Não estão previstos quisquer outros meios para entrega de trabalhos, listas de exercícios, projetos e provas, além do AVA.

 

 

Caso os trabalhos, listas de exercícios, projetos, simulações, provas e tarefas, não sejam entregues nas datas e horários estebelecidos, no AVA, então a entrega será considerada não realizada(falta) e obterá nota mínima.

 

 

Não serão aceitos quaisquer outros meios para entrega dos trabalhos, listas de exercícios, projetos, simulações, provas e tarefas.

 

 

Na apresentação dos trabalhos, listas de exercícios, projetos, em aulas síncronas, deve ser apresentada uma cópia impressa para acompanhamento da apresentação.

 

 

7. REGRAS  DE  CONVIVÊNCIA
Espera-se a adesão dos alunos a todas as atividades do curso. Serão enfatizadas as atividades práticas de montagens, trabalhos em equipes, e a utilização da Internet para pesquisa e tutoriais sobre a matéria.
As atividades e trabalhos, individuais e em equipes, devem ser originais e únicos.

 

 

8. AVALIAÇÃO

 

 

Primeiro Exercício Escolar
Segundo Exercício Escolar
Exame Segunda Chamada
Prova Final
Prova: 100%
Prova: 100%
Prova: 100%
Prova: 100%

 

 

As notas numéricas do primeiro exercício escolar, segundo exercício escolar e segunda chamada serão sempre arredondas para o número inteiro imediatemente superior. A nota numérica do terceiro exercício escolar(exame final) não terá arredondamento.

 

 

9. CASOS ESPECIAIS
Alunos com situações especiais ou particulares devem procurar a Coordenação do Curso ou a Escolaridade.

 

 

Para faltas das aulas e outras atividades do curso não serão aceitas quaisquer justificativas, inclusive perda de acesso à Internet, para abonos de faltas, além das especificadas no regulamento da Escola sobre o assunto.

 

 

As faltas e ausências das provas, exames e atividades presenciais devem ser justificadas na Escolaridade, que autorizará a prova de segunda chamada. Não serão feitas provas de segundas chamadas sem autorização da Escolaridde e fora da data programada no calendário da Poli/UPE.

 

 

Após a realização, as provas e exames ficarão com os alunos para proceder a auto-correção, utilizando as soluções e respostas publicadas na homepage da disciplina.

 

 

As correções de provas e exames individuais serão enviadas para o endereço eletronico(e-mail) do aluno para verificação e eventuais revisões.

 

 

10.  ARTIGOS TÉCNICOS
Artigos técnicos serão utilizados para suplementar determinados tópicos. Alguns estão disponíveis na Internet e na homepage da disciplina. E, serão apresentados durante o semestre, no decorrer do curso.

 

 

 

 

 

 

barra_de_informacao principal programacao proxima anterior exercicios projetos provas avaliacoes email

 

Atualizada em 21/08/24

apple_logo

Free Web Hosting